terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Duas vezes adolescente - Viajar 1

Aos trinta, somos duas vezes adolescentes e, ao mesmo tempo, duas vezes mais coerentes. Nessa fase já sabemos o que nos faz bem, e quando consumimos porções do que nos faz mal somos conscientes da dor-de-cabeça, ressaca, depressão que vai, de forma mais branda ou severa, nos visitar.

E, aos trinta resolvi fazer uma coisa que que sei que me faz bem: viajar! Antes, sabia que gostava [sonhava com a Europa], mas por um velho processo chamado de auto-boicote [que em outro post descreverei melhor], deixava pra lá projetos de viagem ao exterior até 2009 quando fiz a minha primeira viagem para o Velho Mundo. Fui só, passei 35 dias, conheci 7 países, cerca de 20 cidades, e fiz um curso intensivo para professores de inglês em Londres.

Senti que podia. Que o mundo era meu; aquela era a primeira vez que eu iria viajar de avião, e logo para outro país. Ao desembarcar no aeroporto de Lisboa, respirei aquele ar e repeti para mim mesma: o mundo é meu!

Agora, dois anos depois vou dar seguimento aos meus sonhos. Desamarrar as asas e voar livremente por aí. Será um projeto mais longo, de um ano na Irlanda, em Dublin. Vou estudar Travel and Business. E o amanhã? responda quem puder, eu ainda não sei.

Abaixo segue um texto que publiquei num grupo de discussão, o e-dublin, e o empresto para o Mulher aos 30, enquanto me decido sobre o nome do blog com minhas experiências de brasileira nordestina na Irlanda:

[em posts anteriores várias pessoas falaram de suas expectativas, angústias e desejos, e esta foi a minha contribuição]

Dears,
já passei, estou passando, e vou passar por várias dessas situações
que vocês descreveram;

Meus Amigos me dão apoio, aprendem comigo sobre a Irlanda, e dizem que
vai ser massa, mesmo sabendo que sentiremos saudades uns dos outros.

Minha mãe ficou chocada, um tanto calada, e vive querendo arrumar
minha mala, saber que roupas vou levar, etc. [coisas de mãe]

Algumas pessoas da família e amigos menos próximos já conversaram, e
pacientemente expliquei, a que vou, porquê vou, como vou, onde vou
ficar. Tem dias que dá vontade de fazer uma gravação básica, com estas
informações, mas na verdade eu gosto de falar mesmo rsrsrs!

O velho telefonema: "Maríliiiiiaaaaaa, pelo amor de Deus! Num vai pra
Irlanda não.... Você já viu as notícias da crise?"

Já tive surpresas, ao ver Seu Aroldo, chaveiro, pessoa simples me
surpreendeu quando disse que iria para a Irlanda: "Mas qual: a
independente, ou a do Norte? Ah, a República da Irlanda, Capital
Dublin, lia muito sobre lá nos Cadernos de Terceiro Mundo. Havia
textos sobre a divergência entre católicos e evangélicos, não é
isso?" [Toma Marília! Seu Aroldo sabe, viu?]

Mas por que você não investe este dinheiro e troca de carro, faz isso
ou aquilo? Sorriso sempre: "Cada um sabe o que é melhor para si; e a
felicidade tem receitas diversas".[balõezinhos com "@$%¨&*&%#@ e eu lá
fico especulando em que você deve investir, gastar, ou perder seu
dinheiro]

Já tive raiva e vontade de rir com algumas pérolas:

1 - Você vai pra onde? Para a Irlanda [cri, cri, cri silêncio]
Pra onde? Irlanda. [finge que entendeu, e que sabe de tudo sobre lá]

2 - Eita, que massa! Você vai para a Europa! A Irlanda faz fronteira
com que país mesmo? [resposta apenas no balãozinho do pensamento: faz
fronteira com seu conhecimento de geografia]

2 - E porque não vai para os EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia,
Inglaterra, África do Sul [ou para a pqp] ?

Resposta do balãozinho [mais uma vez, aquele que ilustra nosso
pensamento não expresso em palavras]: eu ia p a pqp, mas achei melhor
ir para a Irlanda, tendo em vista que na primeira opção poderia lhe
encontrar, pois é exatamente pra lá que você deveria ir.

Resposta real: sorria e responda, mais ou menos da sua verdade,
dependendo de para quem é. Tenha paciência, afinal, a Irlanda não
está entre os países mais conhecidos do mundo. Eu mesma não conhecia
muito mais do que Dublin, U2, é uma ilha e a moeda é o Euro.

Estou indo para a Irlanda pois vou poder fazer um curso que não seja
General English; sou professora de inglês, sei que tenho muito a
aprender, mas creio que 6 meses de curso de língua seriam demais para
mim;

Vou para a Ilha Verde, pois vou poder trabalhar legalmente como
estudante, e ajudar a pagar minhas despesas durante o curso. A
imigração é bem menos complicada do que em outros países;

A terra dos Leprechauns é na Europa, e apesar de ser uma ilha, há a
possibilidade de se viajar barato de avião para outros países;

E, é na Ilha Esmeralda que vou passar meu 2011, sentir frio, saudade
[de pessoas e lugares, de conversas e de meu lugar], vontade de comer
cuscuz, carne-de-sol, macaxeira, tapioca, e tomar cerveja gelada à
noite nos bares de calçada de Campina Grande;

É, no país de São Patrício, que vou conhecer novas pessoas, viver
coisas diferentes da minha [agora antiga] rotina, beber Guinness,
comer não sei o que com batata, aprender, e ter muita história para
contar.

É por isso que eu vou!

Marília Barreto

5 comentários:

RODRIGATS disse...

eu ADOREIII o blog! e principalmente esse post!
vc ahazzou!
posta mais coisas sobre a Irlanda, Viagem, desapego...!!!
beijos, sucesso!!!

=D

Um de nós. disse...

Gostei de S. Aroldo! Pq ele prova que o caminho pro conhecimento é o interesse! Não tem gente ignorante por natureza! Tem gente estupidamente desinteressada. Né isso mesmo?

olhos.verdes disse...

Eu tb adorei o blog e tudo o que falou.

É impressionante como as pessoas adoram dar pitacos em nossas vidas, em nossas escolhas, principalmente quando se faz algo assim diferente e grandioso, parece que se não fizer ao que todo mundo faz está cometendo um pecadão heheh

Ah mulher aos 30 é adolescente duas vezes adorei hehehe, se bem que eu já tenho 31 hehe. Enfim, só sei que eu não nego minha idade e acho besteira ficar mentindo idade. E acho legal sempre quando encontro ou sei de alguém que assume o que é hehe

Enfim, eu desejo é tudo de bom e que seja uma ótima experiência essa temporada fora do Brasil. :D

Fidélia Cassandra disse...

Pois vá para aquele país tremendamente VERDE e lindo. Uma coisinha: se puder, não volte!!
Beijossssss!!!

Fidélia Cassandra disse...

Pois vá para aquele país tremendamente VERDE e lindo. Uma coisinha: se puder, não volte!!
Beijossssss!!!